Back to Top icon-analiseicon-capital-giroicon-checkedicon-clientesicon-controleicon-custos-fixosicon-envelopeicon-facebookicon-gestaoicon-gestao-estrategica-planosicon-gestao-estrategicaicon-gestao-financeiraicon-localizacaoicon-logo-footericon-maisicon-malaicon-margem-contribuicao icon-mercadoicon-nucleoicon-operacoesicon-paginacao-nexticon-paginacao-previcon-phoneicon-ponto-equilibrioicon-preco-vendaicon-quadradoicon-reducao-impostosicon-rel-ficanceirosicon-reunioes-mensaisicon-seta-downicon-seta-nexticon-seta-previcon-twittericon-youtubeicon-logo-footer

BLOG

4

fev

6 vantagens de contar com um contador disponível

Você já parou para refletir quais os ganhos de ter uma parceria produtiva com um escritório de contabilidade? Talvez ter um contador disponível para ajudar a sua empresa seja o que ela precisa para subir de nível e conquistar uma maior parcela do mercado.

Parece exagero? Acredite: não é. A contabilidade é uma das áreas mais importantes de uma empresa e ter o auxílio de profissionais especializados no setor é um diferencial que aumentará a competitividade da sua companhia.

Afinal, quantas oportunidades sua empresa não deixa passar por não saber que existem? Ficou interessado no assunto? Então continue lendo para descobrir as 6 vantagens de contratar uma empresa de contabilidade!

1. Aumento de produtividade ao delegar a contabilidade

O dia a dia das pequenas e médias empresas tende a ser muito diferente das grandes companhias com centenas de funcionários.
É comum que hajam acúmulos de funções nas empresas de menor porte, especialmente por parte do dono do negócio. Afinal, o gestor responsável lida com várias tarefas: precisa controlar o caixa da empresa, fazer planejamento, comprar matéria-prima, vender os produtos, visitar potenciais investidores, tratar com os funcionários, dar treinamento e muito mais.

Enfim, são muitas tarefas concentradas em um ou alguns poucos colaboradores. É difícil garantir o melhor resultado possível quando se trabalha em tantas áreas. Por isso, é estratégico delegar algumas funções, especialmente as operacionais como a contabilidade. A parceria com uma empresa especializada traz a profundidade que falta às pequenas e médias empresas na condução dessas atividades, visto que essa área geralmente é conduzida no improviso pelos donos.

Com a parceria, deixa-se a contabilidade para os especialistas e é possível se concentrar em outras áreas, como a gestão estratégica da empresa, incluindo a venda dos produtos e aumento da produtividade da companhia.

2. Mais segurança nas questões trabalhistas da empresa

Toda empresa quer estar em dia com as questões trabalhistas e nas suas obrigações com os colaboradores que dedicam seu trabalho à companhia. O problema é que, em muitos casos, é extremamente difícil gerir isso com precisão.

Uma das razões é a complicada legislação brasileira, que dificulta o trabalho de quem não é especializado no assunto. O risco disso? Envolvimento da empresa em litígios trabalhistas que podem dar um prejuízo grande, inclusive financeiro e de danos de imagem.

Um escritório de contabilidade pode prevenir situações assim, trabalhando para colocar toda a documentação da empresa com seus colaboradores em ordem e garantindo mais segurança e tranquilidade para os empreendedores.

3. Maior competitividade no mercado

Pode parecer uma surpresa, mas muitos gestores não conhecem os custos exatos dos seus produtos, a sua margem de lucro e outras informações financeiras imprescindíveis para a administração das suas empresas.

Por causa disso, esses gestores se surpreendem quando um concorrente abocanha uma fatia maior do mercado, competindo com um produto que é mais barato, mas tem qualidade igual ou superior.
Isso só é possível porque essas empresas contam com um contador disponível para trabalhar em relatórios profundos, com informações detalhadas sobre cada um dos seus produtos, gastos fiscais, de materiais, margens e mais.

Com esses dados, os bons gestores sabem como reduzir seus custos, aumentar suas margens de lucro e aumentar a competitividade no mercado com um produto que é mais barato, mais lucrativo e com a mesma qualidade.

4. Redução da carga tributária

O Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Só em 2018, o peso dos impostos sobre os brasileiros foi de 33,6% do PIB nacional. Com uma carga tão grande assim, pode ser difícil para uma empresa se movimentar e se manter produtiva e lucrativa. Mas é possível encontrar alternativas mais leves dentro do nosso Código Tributário. Para isso, é preciso de uma consultoria de contabilidade especializada disponível para o trabalho.

Por exemplo, você sabia que há uma diferença sensível na porcentagem de impostos cobrados de uma empresa no Simples Nacional, no Lucro Presumido e outra no Lucro Real? Simples assim: escolher o regime tributário correto já pode fazer muita diferença no fim do ano.

Além disso, também existem incentivos fiscais que podem ser aplicados a uma empresa, mas que exigem documentação e procedimentos específicos e que, por isso, nem todas as companhias sabem da sua existência ou conseguem obtê-los.

Com um contador disponível, a empresa terá as condições necessárias para obter esses benefícios e aliviar sua carga tributária para produzir mais e melhor.

5. Obtenção de financiamentos a baixo custo

Toda empresa precisa de uma boa linha de crédito para crescer. Porém, um empréstimo pesado, com juros altos, pode ter efeito reverso e funcionar como uma âncora, afundando a companhia.
O segredo para o crescimento sustentável é a utilização inteligente de uma linha de crédito barata e acessível. E uma consultoria de contabilidade é essencial para alcançar essa condição.

As instituições bancárias, especialmente aquelas de fomento ao desenvolvimento (como o BNDS), analisam a relação de risco ao conceder empréstimos para uma empresa. Quanto mais confiável essa companhia e mais garantido o retorno do crédito, mais barato ele será.
Para provar que a empresa é confiável e que ela terá condições de pagar o empréstimo obtido, é necessário um conjunto de informações.

Quanto mais dados (e mais detalhados eles forem), maior será o nível de confiabilidade transmitido aos analistas das instituições financeiras.
Essa é a função da equipe de contabilidade contratada pela empresa: produzir relatórios detalhados e completos sobre a situação financeira da companhia, de modo a baratear o crédito obtido com instituições financeiras.

6. Mais comodidade com um contador disponível o tempo todo

Durante um dia comercial, há incontáveis decisões administrativas e negócios a serem fechados por uma empresa. Desde a compra de material para a produção até a venda dos produtos, passando pela situação dos funcionários, fluxo de caixa e planos para expansões.
Isso significa que, todos os dias, são dezenas (talvez centenas) de possíveis dúvidas apresentadas aos gestores da empresa. Para melhor conduzir a companhia, eles precisam de toda a informação possível disponível a qualquer instante.
E podem alcançar isso com uma consultoria de contabilidade eficiente e prestativa.

Uma das funções de um serviço desses é justamente o atendimento para tirar dúvidas, esclarecer questões e contribuir com insights valiosos para auxiliar a empresa a crescer de modo sustentável.

Como se vê, uma parceria com uma empresa de contabilidade traz uma série de vantagens para a companhia. Ter um contador disponível para auxiliar nas operações da firma faz a diferença e pode levar a sua empresa para o próximo nível!

Se você ficou interessado no assunto, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar sua empresa a crescer!

Créditos: ContabExpress

Compartilhe:

Desenvolvido por: